E-commerce 10 de dezembro de 2021

Mercado de startups ignora a pandemia e cresce no Brasil em 2021

São mais de 1.400 novas empresas emergentes abertas em 710 cidades de todas as regiões do país

As restrições da pandemia não frearam o mercado de startups no Brasil em 2021, que continuou crescendo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%. Hoje, o país tem 14.065 startups distribuídas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras.

No ranking de estados com mais startups no Brasil, lidera São Paulo, com 4.027 empresas, seguido de Minas Gerais, com 1.240, Rio Grande do Sul, com 976 e Rio de Janeiro, com 880.

Em relação ao mercado de atuação, 9% das startups brasileiras são voltadas para a educação, 7% direcionada para outros serviços, 6% para finanças e 5% para saúde e bem-estar. Sendo que 47% das startups brasileiras tem como público alvo B2B, ou seja, negócios para negócios; 29% para B2B2C (negócios para negócios e consumidores) e 19% B2C, negócios para o consumidor.

Já em modelo de negócio, 41% das empresas são SaaS (Software como Serviço), seguido de 19% delas oferecidas como Marketplace. As redes sociais e o mundo conectado de hoje permitem que qualquer pessoa possa iniciar o seu negócio em poucos passos. E uma das vantagens é poder criar a conexão com os clientes em ambientes virtuais, como no caso de aplicativos.

Para Hélio Moreira, CMO da eMutua Digital, “acreditamos que o mundo virtual possa ser complementar ao mundo físico. Levamos em nosso DNA o conceito de “high-tech” aliado ao conceito de “high-touch”. De nada vale um website ultramoderno (high tech) mas que não passa confiança, credibilidade e proximidade junto ao usuário (high touch). Quando construímos nossas plataformas pensamos em todo o momento como o cliente final”.

Segundo pesquisa recente da Nielsen, 54% dos jovens da Geração Z querem começar seus próprios negócios. O maior número de Startups no mundo está nos Estados Unidos. E é lá que estão 50% dos unicórnios — termo referente a empresas que atingem um valor superior a US$ 1 bilhão.

O Brasil segue em 20º lugar no ranking de Startups, e isso significa um grande avanço no mercado nacional.

Rafael Macari, CEO da Refriplay, startup que oferece soluções para técnicos, consumidores e marcas do mercado de refrigeração, explica sobre o sucesso do negócio ao levar sua empresa para o ambiente digital:

“A Startup foi uma extensão do meu negócio atual (indústria e manufatura). Eu queria conhecer mais de perto o meu consumidor final, entender seu comportamento de compra. Porém o sucesso no lançamento foi tão grande que o negócio foi pivotado, saindo de uma grande rede social de técnicos brasileiros para se tornar maior solução em controles para técnicos, empresas e fabricantes de ar condicionado da América Latina”, diz Macari.

De acordo com ele, as principais vantagens de uma startup incluem o baixo custo fixo, alta lucratividade e principalmente potencial de escalar o negócio a níveis muitas vezes não planejados.

Ainda segundo a Abstartups, 50% das startups no Brasil sentiram o maior impacto na venda e aquisição de clientes pelo covid-19. Mesmo assim, o modelo de negócio serviu como solução para muitos empresários no país durante a fase da pandemia.

“O crescimento foi grande no primeiro e segundo ano, porém foi na pandemia que crescemos mais de 300% ultrapassando a marca de 80.000 usuários, entre técnicos e empresas”, diz Rafael Macari, da Refriplay.

Para ressaltar a importância ao mercado, também entrou em vigor no país o Marco Legal das Startups e do empreendedorismo inovador, em junho de 2021. Lei que busca criar um ambiente regulatório favorável para as empresas inovadoras.

As startups também têm um papel importante na implementação de políticas públicas, e isso nas mais variadas áreas, como saúde, educação, moradia e tecnologia.

Artigo publicado originalmente em: https://exame.com/bussola/mercado-de-startups-ignora-a-pandemia-e-cresce-no-brasil-em-2021/

busca

1
Olá 👋 Como podemos te ajudar hoje?